top of page

Literatura Latino-Americana: Uma Viagem por Nosso Continente


Esse é o título do curso que a professora doutora Joana Rodrigues (Unifesp) irá ministrar no Sesc Pompeia junto comigo, dentro da programação de férias das unidades do Sesc, ao longo de seis quartas-feiras, a partir do dia 18 de janeiro, sempre das 10h às 13h.

A partir do conceito de literatura latino-americana, o curso irá trazer a atuação de escritores de diversos países como agentes culturais que expressam em suas produções literárias as marcas identitárias e culturais desse heterogêneo continente geopolítico social chamado América Latina. Imbricada a essa questão está a trajetória intelectual desses autores, que contempla relações com a história e a sociedade em que atuaram e/ou atuam e também as correntes literárias a que cada um deles se localiza, como o realismo mágico, o realismo fantástico e a autoficção.

O objetivo do curso é levar ao aluno o conhecimento dos conceitos introdutórios dessa trajetória cultural e histórica da literatura latino-americana, para que ele possa então, ao dar prosseguimento à série de leituras dos autores escolhidos, realizar uma leitura aguçada de tais textos, e que passe a atuar como um agente crítico, estabelecendo um diálogo em relação aos textos, levantando questionamentos em relação ao texto e também ao contexto que cada uma das narrativas literárias apresenta. A ideia é promover uma movimentação do olhar para a estrutura interna do texto e passar a reconhecer marcas do estilo de escrita do autor, a partir de seu léxico, de sua forma de compor frases e parágrafos, reconhecendo sua presença poética. Ao mesmo tempo, entender as relações do texto com a época em que autor escreveu tais textos, e de que modo essa escrita conversa com os fatores históricos, sociais e culturais.

Recuperando o conceito de literatura latino-americana, o curso parte de uma trajetória histórico-social dessa produção, remontando a sua origem. Abordará as crônicas, essas narrativas híbridas, entre literatura e jornalismo; várias correntes literárias que buscam transcender a realidade, como o realismo mágico e o realismo fantástico; além da produção mais recente dos países latino-americanos, incluindo mesmo alguns novíssimos, o que acarreta a discussão da tradução e sua importância.

Alguns autores que serão estudados são: Gabriel García Márques, Eduardo Galeano, Horacio Quiroga, Juan Rulfo, Julio Cortázar, Roberto Bolaño e David Toscana.

Sobre as professoras:

Joana de Fátima Rodrigues - Doutora e Mestre pelos Programas de Pós-Graduação de Letras Modernas e de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra aulas de Literatura nos programas de graduação dos cursos de Letras (Habilitação Espanhol Português) e de História da Arte (disciplina: Arte e Literatura na América Latina e Caribe no século XX) no campus Guarulhos da UNIFESP.

Marina Ruivo é doutora e mestre em Letras pela USP, professora de Leitura e Produção Textual da pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais do Centro de Estudos Latino-Americanos de Comunicação e Cultura (Celacc) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e artista-orientadora de Literatura do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Duração:

6 encontros de 3h cada – total de 18h

Dias e horários: 18/1, 25/1, 01/2, 08/2, 15/2 e 22/2, quartas, das 10h às 13h

INSCRIÇÕES

As inscrições são presenciais e acontecem no Sesc Pompeia em dias específicos. Para os cursos que se iniciam nas semanas de 17, 24 e 31 de janeiro:

12/01 – credencial plena – 11h às 21h

13/01 – público geral – 11h às 21h

14/01 – vagas remanescentes

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
A barca Marina

 

Aqui se fala de livros, filmes, eventos literários e culturais. 

Estamos no Youtube: Youtube.com/c/AbarcaMarina.

E também no Instagram e no Facebook.

Geração armada: literatura e resistência em Angola e no brasil
É o título do livro originado da dissertação de mestrado que defendi na USP, no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Trabalhei com o romance A geração da utopia, do escritor angolanod Pepetela, e com o testemunho Viagem à luta armada, de Carlos Eugênio Paz, ex-militante da ALN.

bottom of page