Poesia intergeracional
- Marina Ruivo
- 5 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
De 21 de fevereiro a 14 de março, às terças-feiras, das 14h às 16h, vou ministrar a oficina "POESIA INTERGERACIONAL", na OC Juan Serrano, na Cohab Taipas.

Segue um texto informativo sobre a atividade:
A linguagem poética é a mais antiga forma de expressão literária da humanidade, percorrendo os vários momentos históricos atravessados, bem como abarcando os mais variados espaços geográficos. Ao trabalhar com a linguagem em sua máxima força expressiva, a poesia fala com todos os públicos, de todas as idades e experiências. É por isso que a escolhemos como forma literária para construir um diálogo criativo entre gerações da comunidade estabelecida na região da OC Juan Serrano, possibilitando leituras e exercícios criativos que integrem crianças, jovens, adultos e idosos.
A oficina pretende envolver a todos os participantes na atividade de leitura de poesias (realizando-se no formato de saraus), trabalhando sobretudo com o relato de experiências por parte do público da maior idade e com a criação, em pequenos grupos, de textos poéticos a partir desses relatos, estimulando o diálogo intergeracional.
No primeiro encontro, os participantes serão chamados a se apresentar e a comentar de forma breve sua relação com a linguagem poética, para então fazermos leituras juntas de poesias de autores brasileiros, trabalhando tanto com poemas voltados especificamente ao público infantojuvenil, como os livros de Lalau e Laura Beatriz, por exemplo, quanto com poemas que seriam considerados “adultos”, mas que podem ser lidos/ouvidos por pessoas de qualquer idade.
Nessa primeira vivência, iniciarei por fazer leituras, espalhando livros pela sala e convidando que, aos poucos, os participantes peguem também os livros e leiam os poemas. Não iremos fazer análise literária nem nada disso. O fundamental é fomentar o prazer de ouvir as palavras reunidas e organizadas de forma poética, e de ler em voz alta tais textos.
No segundo encontro, depois da retomada de noções básicas como rima e métrica, os participantes da terceira idade serão chamados a contarem histórias e causos acontecidos em sua infância, para que então, em grupos, todos possam se aventurar na criação de textos poéticos.
No terceiro encontro, os grupos lerão os textos produzidos e todos nós faremos comentários e apreciações, fazendo então um último exercício de criação, desta vez individual, a qual tomará como estímulo qualquer um dos textos lidos no decorrer dos encontros.
A metodologia é expositiva, inicialmente, mas sobretudo participativa, de modo a construir junto com os participantes o conteúdo da atividade.
Comentários