top of page

Novo livro do mexicano David Toscana é lançado no Brasil

E na 8ª edição da Tarrafa Literária, festival literário na cidade de Santos, será lançado hoje Lontananza Bar, livro de contos do escritor David Toscana pela primeira vez em língua portuguesa, em tradução de Manoel Herzog e bela edição da Realejo Livros & Edições.

O escritor participará de uma mesa do evento, debatendo com o tradutor do livro, no Teatro Guarany. A obra é uma imersão num lugarejo longínquo - no tempo e no espaço - do México, e pode ser lida como um romance cujo protagonista é o bar que dá nome ao livro, como sugere Manoel Herzog em sua apresentação.

Logo farei uma resenha deste livro cuja leitura é forte e nos impregna a alma.

Texto da contracapa:

Continente de absurdos, só a América Latina podia ter gerado uma escola literária como o realismo fantástico, na segunda metade do século passado, no pós-guerra que exauriu o Velho Mundo. O desafio da nova geração de escritores latinoamericanos reside justamente em manter o protagonismo da cena literária mundial, em especial quando o mercado aponta para novos filões de exotismo. Nisso o México parece bastante empenhado, com sua safra de contemporâneos onde despontam nomes como Mario Bellatin, Juan Pablo Villalobos e o lírico David Toscana. Retratando a paisagem árida do deserto mexicano Toscana conduz o leitor numa viagem ao interior do abandono, da melancolia. Seus personagens atuam numa sociedade exaurida, desertificada, desesperançosa com o malogro do sonho de desenvolvimento neoliberal e sem chance de libertação, mesmo com a tímida ascensão das esquerdas no continente, ora em franco desmonte para reimplantação do modelo tradicional de colonialismo.

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
A barca Marina

 

Aqui se fala de livros, filmes, eventos literários e culturais. 

Estamos no Youtube: Youtube.com/c/AbarcaMarina.

E também no Instagram e no Facebook.

Geração armada: literatura e resistência em Angola e no brasil
É o título do livro originado da dissertação de mestrado que defendi na USP, no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Trabalhei com o romance A geração da utopia, do escritor angolanod Pepetela, e com o testemunho Viagem à luta armada, de Carlos Eugênio Paz, ex-militante da ALN.

bottom of page