top of page

Auau miau piu-piu

Em sua primeira obra literária, a designer gráfica e ilustradora francesa Cécile Boyer aborda de forma bastante interessante o universo dos animais domésticos, que tanto agrada às crianças. As ilustrações são simples e coloridas, com traços retos, sem adornos, bastante gráficas e chapadas.

Seu grande diferencial é o fato de que, em um livro sobre cachorros, gatos e passarinhos, não vemos a figura de nenhum deles. Para identificá-los, a autora fez uso das onomatopeias pelas quais são conhecidos, fazendo da palavra a ilustração. Assim, no lugar do gato em cima do sofá, temos apenas um “MIAU”, miau este que também passeia solitário pelos telhados das casas, à noite, ou que caminha entre taças e vasos em cima de uma mesa, sem encostar em nenhum deles nem derrubá-los.

O mesmo procedimento é feito com o cachorro e com o passarinho, o que, se por um lado poderia dificultar a adesão dos ainda não iniciados na leitura, não o faz, pois a narrativa de Boyer consegue ser sutil, delicada e bem-humorada, fazendo com que mesmo os pequeninos peçam mais e mais, querendo ouvir novamente a história. E as crianças bem pequenas não costumam se referir a tais bichinhos justamente por suas onomatopeias?

Para aqueles que estão se iniciando na leitura, o prazer da descoberta, ao ler esta obra, pode ser ainda maior. O livro venceu os prêmios Sorcières e Pitchou, na França, e obteve Menção Honrosa para o posto de “Opera Prima” na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha de 2010.

BOYER, Cécile. Auau miau piu-piu. Ilus. da autora. Traduzido por Marta Kawano. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2010.

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
A barca Marina

 

Aqui se fala de livros, filmes, eventos literários e culturais. 

Estamos no Youtube: Youtube.com/c/AbarcaMarina.

E também no Instagram e no Facebook.

Geração armada: literatura e resistência em Angola e no brasil
É o título do livro originado da dissertação de mestrado que defendi na USP, no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Trabalhei com o romance A geração da utopia, do escritor angolanod Pepetela, e com o testemunho Viagem à luta armada, de Carlos Eugênio Paz, ex-militante da ALN.

bottom of page