top of page

Mamãe trouxe um lobo para casa/A coleção de bruxas de meu pai

Os dois livros de estreia de Rosa Amanda Strauz na literatura infantojuvenil foram reunidos, no ano de 2010, em edição comemorativa de seus 15 anos de atividades na área. Ambas narrativas são muito interessantes e abordam de maneira criativa as novas configurações familiares.

A primeira, Mamãe trouxe um lobo para casa, nos apresenta a um menino que, repentinamente, tem que conviver com um lobo que sua mãe introduziu em casa como se fosse um animal de estimação comum. O menino fica aterrorizado e o modo como a autora constrói suas reações é especialmente divertido, pois ele pensa em tudo o que se conta a respeito de lobos nas histórias infantis, e suas hipóteses são desqualificadas pela mãe com a maior naturalidade. Aos poucos e não sem sustos, o menino passa a ter no lobo um companheiro, reconhecendo inclusive as “vantagens” de tê-lo por perto, e o lobo Levi vai se humanizando, passando a falar e até a andar em duas patas.

Contribui muito para a riqueza da obra o fato de que o lobo não se transforma efetivamente em homem, nem é apenas uma metáfora do namorado da mãe separada. Ele é tudo isso mas continua sendo um lobo, com rabo peludo e tudo, sem perder sua literalidade.

A outra narrativa, A coleção de bruxas de meu pai, segue na mesma linha, apresentando a “coleção” de namoradas do pai, todas bruxas, até que o pai resolva ficar com apenas uma delas. Outro ponto alto das duas histórias é que ambas são contadas do ponto de vista das crianças, o que confere muita graça e promove a identificação do leitor infantil. As ilustrações do francês radicado no Brasil Laurent Cardon são muito expressivas, alegres e divertidas, como é possível ver pelas imagens aqui adicionadas - e ainda têm a graça de ele ter feito o lobo à sua imagem e semelhança.

Rosa Amanda ganhou o Prêmio FNLIJ de Autor Revelação quando lançou o livro.

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
A barca Marina

 

Aqui se fala de livros, filmes, eventos literários e culturais. 

Estamos no Youtube: Youtube.com/c/AbarcaMarina.

E também no Instagram e no Facebook.

Geração armada: literatura e resistência em Angola e no brasil
É o título do livro originado da dissertação de mestrado que defendi na USP, no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Trabalhei com o romance A geração da utopia, do escritor angolanod Pepetela, e com o testemunho Viagem à luta armada, de Carlos Eugênio Paz, ex-militante da ALN.

bottom of page