top of page

MARCOS REY: CRÔNICAS PARA JOVENS

As crônicas de Marcos Rey reunidas nesta edição da Global, escritas originalmente para a revista Veja São Paulo, abordam assuntos variados do cotidiano, como a preocupação dos paulistanos, mal acaba um feriado, com o que irão fazer no próximo feriado; ou como os namoros virtuais pela internet – esta que logo será “a grande esquina dos encontros românticos, ou o quarteirão provinciano do footing”, como ele nos diz em “Correio sentimental” –; ou ainda os ex-fumantes, aproximados ironicamente aos ex-marxistas; os homens que se vestem de Papai Noel em dezembro para ganhar uns trocados; dentre muitos outros tópicos. São textos geralmente marcados pelo humor leve e saboroso do autor, o que os aproxima ainda mais dos jovens, a quem a coletânea é especialmente destinada. Marcos Rey que é, aliás, um escritor cujo maior sucesso esteve e está ligado a este público, juvenil.

Tendo começado a escrever muito novo, e feito de tudo um pouco com a palavra para sobreviver, como textos para a tevê e também roteiros de pornochanchadas, foi com os romances, e sobretudo os policiais, voltados ao público juvenil, que ele ganhou o sucesso.

A edição, organizada por Antonieta Cunha, conta com uma apresentação da autora sobre o gênero crônica, a exemplo dos outros volumes da coleção, e também com um texto específico sobre a trajetória do paulistano Marcos Rey, cujo nome de batismo era outro, Edmundo Donato. Neste texto, ficamos sabendo das razões do pseudônimo, bem como conhecemos mais da vida do escritor, em especial de sua infância, marcada por episódios bastante difíceis. Há ainda a bibliografia do autor, extensa, da qual fazem parte muitos títulos da Editora Global.

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
A barca Marina

 

Aqui se fala de livros, filmes, eventos literários e culturais. 

Estamos no Youtube: Youtube.com/c/AbarcaMarina.

E também no Instagram e no Facebook.

Geração armada: literatura e resistência em Angola e no brasil
É o título do livro originado da dissertação de mestrado que defendi na USP, no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Trabalhei com o romance A geração da utopia, do escritor angolanod Pepetela, e com o testemunho Viagem à luta armada, de Carlos Eugênio Paz, ex-militante da ALN.

bottom of page